segunda-feira, 31 de outubro de 2011

JB em Foco - Coluna de 31.10.11

Muito Equilíbrio em Preto e Branco



A partida de ida da decisão da Liga Josefense de Futebol foi marcado pelo grande equilíbrio entre as equipes do Montenegro e Unidos MRS, na tarde de ontem no Estádio Ênio Amantino da Silva, no Roçado.

Jogo até certo ponto morno no primeiro tempo com uma leve superioridade do Unidos MRS, que fazia a marcação no campo de defesa do adversário, facilitando para o setor defensivo até fazer o gol, em uma bela jogada iniciada e terminada pelo bom jogador Eliseu, que completou com categoria para o gol do Jefferson.

A etapa final seguia no mesmo ritmo, com o técnico Rodrigo Rosa tentando através das alterações, mudar o jogo. Colocou o meia Veto no time, ele que vinha sendo titular até então e dava muita movimentação ao setor de meio campo do Montenegro.

O time do Bairro Floresta teve um jogador expulso, em função de uma falta forte feita perto da área e o zagueiro Márcio já tinha cartão e foi para o chuveiro mais cedo.

Até surgir o lance mais polêmico da partida, um pênalti marcado pelo árbitro, que mesmo no replay é difícil de dizer se foi ou não. Mas independente disso, foi bem batido e deu números finais ao jogo, claro que com muita reclamação do técnico Nádio Rachadel, expulso no fim do jogo, além de outro atleta do Montenegro o atacante Felipe, que será mais um desfalque para o técnico Rodrigo.

Para o Montenegro, diante das circunstâncias, foi um grande resultado, pois continua em aberto para o jogo de volta. Já o Unidos MRS poderia ter decidido logo na ida essa decisão, mas teve muito respeito pelo adversário.



Fernandes Foi o Destaque



O Figueira venceu um jogo difícil diante da equipe do Bahia, no Orlando Scarpelli, com um público um pouco melhor do que nos outros jogos.

Na primeira etapa, o Figueirense iniciou a partida imprimindo um bom ritmo e com mais posse de bola que o adversário. O Bahia realizava forte marcação e conseguia desarmar as principais jogadas de ataque da equipe da casa. A melhor oportunidade no primeiro tempo foi com Wellington Nem que recebeu bom passe na área e chutou na trave. Após continuar criando, o gol não saiu e as equipes foram para o intervalo sem alterações no placar.

 Veio o segundo tempo e o Furacão continuou pressionando o adversário e criando boas jogadas no ataque. Apesar do domínio do jogo, o primeiro gol foi marcado pelo Bahia com Diones que chutou de fora da área, a bola desviou em Édson Silva e enganou o goleiro Wilson. A resposta do Figueirense foi rápida e após bater o meio-campo, Fernandes recebeu da entrada da área e acertou belo chute sem chances para Marcelo Lomba. Após chegar o empate, embalado pela torcida, o alvinegro continuou criando boas jogadas.

Após tanto insistir, Fernandes, recebeu novamente na entrada da área e finalizou com categoria, marcando o gol da virada. Com os dois gols feitos, o ídolo da Nação Alvinegra foi exaltado pela torcida que compareceu em bom número ao Orlando Scarpelli nesta tarde.

Maicon saiu machucado e Elias não esteve bem mais uma vez no jogo e saíram, dando lugar a Fernandes e Aloísio. E o grande ídolo fez o que se espera dele, com grandes jogadas e os dois gols da vitória e jogando em sua posição original, vindo de frente para o gol adversário. Um detalhe: O Figueira igualou o recorde de invencibilidade do Avaí na era Silas com 11 jogos invictos em 2008.



O Que Dizer?



Sobre o jogo: No primeiro tempo, durante um dilúvio, o time paulista não se encontrou em campo e viu Robson abrir o placar aos 12min. Aos 5min da etapa final, Leandro Castan foi expulso e aumentou o drama corintiano.

 Apesar do gol salvador de Liédson, aos 32min, em uma bola que o goleiro Felipe tirou já dentro do gol, o nome do jogo foi Emerson Sheik, que entrou aos 30min do primeiro tempo e atormentou a defesa catarinense. O camisa 11 empatou o duelo aos 16min, após assistência de Willian.

 No gol do Avaí, a defesa cochilou, Lincoln cobrou uma falta rapidamente e tocou para William. O centroavante ajeitou para Robson, que finalizou colocado, com precisão, no canto esquerdo de Júlio Cesar.

Os comandados de Tite se perderam em campo. Erros bobos foram cometidos na defesa, e por pouco não colocaram Júlio Cesar em perigo. No ataque, nenhuma jogada foi criada.

 A chuva apertou, o nível técnico da partida caiu com erros de passes para os dois lados. A situação começou a mudar quando Jorge Henrique, machucado, deu lugar a Sheik, que não atuava desde 25 de setembro por conta de suspensões e uma tendinite na coxa.

 Somente nos cinco minutos finais do primeiro tempo que o Corinthians entrou no jogo e desperdiçou boas chances, com Fábio Santos, Leandro Castan e Sheik.

 “A gente está querendo, mas tem que ser mais inteligente. Vamos virar esse jogo, pode ter certeza”, decretou Sheik, na saída para o intervalo.

“Tivemos a oportunidade de encaixar o contra-ataque para matar o jogo. Se a gente mantiver esse padrão tático no segundo tempo, podemos ganhar o jogo”, rebateu do outro lado Robinho.

No Avaí, o detalhe que já tinha exposto no programa de TV é o preparo físico. O time morre depois dos 25 do segundo tempo na maioria dos jogos. Mas como um time, na reta final da competição, onde deveria estar no máximo do rendimento, perde o gás? Se tem vários preparadores físicos no departamento profissional?

O time faz tudo certinho, saiu ganhando em vários jogos e de repente se entrega, com as falhas aparecendo. Outro detalhe foi a formação do banco de reservas, que não tinha um jogador de velocidade para entrar e aproveitar os contra-ataques. Pois Leandrinho, Robert e Fabiano não possuem essas características e que são necessárias, principalmente fora de casa.

Menos uma rodada para pontuar e um confronto direto pela frente. É vencer ou vencer, não tem mais outra opção faz tempo.



O Pan é Referência para as Olimpíadas?



Na minha visão esses jogos Pan Americanos não dão referência nenhuma para quem vai disputar os Jogos Olímpicos.

Os países que lideram não levam suas melhores equipes para participarem das competições. Vão os menos favoritos ou atletas de segunda linha, que mesmo assim levam suas medalhas de ouro. Além disso, em algumas modalidades, os melhores do mundo estão na Europa e Ásia.

Dentro do que é possível, o Brasil fez uma boa participação, ficando em terceiro lugar no geral, com 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze no total de 141 medalhas para a delegação brasileira.



Frases Engraçadas Sobre Futebol



“Jogador tem que ser completo como o PATO, que é um bicho aquático e gramático”.
Vicente Matheus (eterno presidente do Corinthia

Nenhum comentário:

Postar um comentário