quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Ilha é mais Azul!





Num dia (azul) de 1923 surgiu o Avaí F.C., nome dado pelos fundadores em homenagem à Batalha do Avahy. Amadeu Horn foi seu primeiro presidente.


No ano seguinte, ganhou seu primeiro campeonato, tendo sido o primeiro campeão catarinense, em 1924.


Entre alguns fatos históricos podemos citar: A maior vitória em clássicos (11 a 2) contra seu maior rival. Também aplicou uma das maiores goleadas no futebol brasileiro (21 a 3 no Paula Ramos, em 1945). Foi o primeiro tetra campeão do Estado (1942, 1943, 1944 e 1945, numa goleada de 9 a 2 sobre o Caxias, de Joinville)


Temos hoje algumas personalidades estaduais, nacionais e até internacionais que torcem para pelo Leão, O exemplo maior é o tenista Gustavo Kuerten, tri campeão de Roland Garros, na França) que levou o nome do Avaí para o mundo.


Em 1993, chegamos à época do Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada) dando um grande salto de qualidade em relação ao pequeno “Campo da Liga”.


Em 1988 tivemos o primeiro título no novo Estádio contra o Blumenau (2 a 1).


A ascensão à série B em 1998 sendo o grande campeão daquele ano e o primeiro time catarinense a conseguir este feito. Ficando nesta série até 2008, quando subiu à tão sonhada série A.


Já na série A em 2009 o time fez uma grande campanha sendo o time que fez a melhor campanha ficando em sexto lugar e ganho uma vaga para a Copa Sul-Americana.


Enfim, um pequeno relato histórico da vida do Leão para as gerações futuras não esquecerem o passado, que é muito importante para um grande futuro.


Grandes histórias aconteceram com a minha presença nestes 87 anos de vida do Avaí (claro que eu tenho apenas 43 anos). Jogos no Adolfo eram lendários e divertidos, principalmente nas quartas à tarde, onde o funcionalismo público comparecia aos jogos de terno e gravata.


O cornetão do Vascaíno, que ia acompanhando o bandeirinha e buzinando no ouvido dele.


O grande presidente (já falecido) João Salum, que levava o uniforme nas costas nos jogos do azul e branco.


Meu tio, que trabalhava sempre sentado atrás do gol onde ficava o mastro da bandeira.


Enfim, grandes histórias nessa longa vida de torcedor do Avaí, que estão na minha memória e com certeza, nas dos milhares de torcedores avaianos espalhados pelo mundo. Todos têm alguma história relacionada ao clube.


Neste dia em o Avaí (e nós torcedores) completamos 87 anos de vida, queria deixar aqui registrado o sentimento de orgulho em torcer para o único representante catarinense na elite do futebol brasileiro e um dos times que estão representando o Brasil na Copa Sul-Americana. Esse sentimento de SER AVAIANO é muito difícil de medir com palavras. É um sentimento de uma nação. A grande nação azurra!É o time da Raça!


Todos então colocando seu sentimento avaiano para fora e estendo suas bandeiras nas casas e vestindo azul no dia do aniversário do clube mais simpático de Santa Catarina.


Um grande abraço azul em todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário