terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pensamentos...

Dando uma olhada e tentando entender o que se passa dentro do Avaí F.C. me deparei com alguns fatos, que repasso a vocês para um debate ou troca de opiniões.
Sabemos que cada técnico/treinador tem suas idéias e esquema de jogo e táticas diversas, modos de treinamentos especifícos, etc. E aí olham dentro do elenco quem tem a características parecidas com o que ele (técnico) deseja para a equipe. E nem sempre bate com a vontade do torcedor essa crença. Quem comanda o time tem o dia-a-dia, sabe mais pormenores sobre cada atleta e as principais qualidades e defeitos. E quando entram em campo são chamados de burros ou "inventores", pois a convicção dele está ali no time. E foi isso que deixou de acontecer com o Antônio Lopes dentro do Avaí. Ele chegou com o seu pensamento sobre futebol, com o 4-4-2 clássico, com duas linhas de quatro para defender e sair para o ataque.
Óbvio que também se sabe que ele veio para dar uma dura no elenco, que estava muito disperso na época do Chamusca. São treinadores opostos na sua linha de trabalho,mas cada um com suas qualidades e defeitos, que começam a aparecer depois de um certo tempo dentro da equipe.
Veja o Lops. Achou um time. com Renan,; Patric, Léo-San (Gabriel ou Rafael), Emérson, Pará (Eltinho); Marcinho Guerriero, Rivaldo, Rudinei, Caio e Robinho; Roberto. Este time chegou a figurar no G4 da série A. Logo em seguida, tivemos o início de um outro campeonato dentro do campeonato ( Sul-americana); aí começaram os erros,pois não tínhamos (e não temos) elenco para um tipo de planejamento dessa forma. As dúvidas partiram a depois desse jogo contra o Botafogo, no Engenhão. Também trazer jogadores que ele pediu, caso do Leandro Bonfim e Jefferson, não surtiram efeito. e não recolocou mais aquele time que subiu vertiginosamente na tabela. Claro, perdeu o Rivaldo para o Palmeiras, mas tinha o Batista dentro do elenco com características parecidas. Perdeu Roberto por contusão e surgiu um problemão. Não tinha um substituto à altura. Seria o caso então de uma contratação cirúrgica (atacante com mesmo tipo de jogo ao do Roberto). E trouxeram mais dois meias, do mesmo futebol dos que já tínhamos no plantel.
Foi um dos erros de estratégia do Avaí.
Também a guerrinha de bastidores entre algumas partes do clube e a parceria, casou impacto dentro de campo. Mas especificamente a contratação do Sávio e seu empresário, na qual o parceiro e até o gerente do futebol do time não eram favoráveis, foi um dos motivos do desgaste. Era um sonho do Zunino trazer este jogador, que dentro de campo não deu o retorno esperado. Taí um outro erro, demorar demais para perceber e dispensar alguém que recebia muito bem e dentro de campo, aliás, foi mais assíduo no Departamento Médico do que jogando.
Também temos visto grandes transformações dentro do clube, que vem para os dois lados: positivos e negativos.
Nosso estádio é um modelo de boa administração, muito bem cuidado pelos funcionários, que tratam, por exemplo o caso do Ademir. O gramado é uma obssessão, tem que estar no mínimo perfeito. Falamos das coisas boas, mas o momento pede uma reflexão por parte da diretoria dos erros cometidos desde o início do ano, e nesse sentido teremos mais uma reunião entre os blogueiros avaianos e a direção do clube, no que concerne aos preços dos ingressos e valores para os sócios, também novas ideias de suporte para que o time/clube traga de volta o torcedor. Aquele que sofre em casa ouvindo pelo radinho de pilha, e que não pode assistir o seu time, pois os valores cobrados estão muito além do seu poder aquisitivo. Aquele que incentiva até o fim. Trazer de volta o caldeirão, que os adversários invejavam a alegria dos amantes avaianos, o amor ao time.
Enfim, é só o começ de uma linha de pensamento que me peguei hoje pela manhã. Num dia chuvoso, os pensamentos vêm aos montes e tentei colocar aqui alguma coisa do que veio à minha mente.
Queria a opinião de vocês sobre isso que escrevi acoma. Se concordam, se discordam.
Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário