segunda-feira, 7 de novembro de 2011

JB em Foco - Coluna de 07.11.11

Figueira Quebrando Recordes



Na tarde/noite de sábado a equipe do Figueirense foi até o Rio de Janeiro e venceu pelo placar mínimo (1 a 0), gol feito logo no início da partida pelo atacante Júlio César em um belo chute de fora da área.

Esse gol facilitou ainda mais o estilo de jogo do alvinegro, já que o time de estrela solitária teve que sair mais para o jogo e abrindo mais espaços nas laterais e no meio campo.

O Botafogo tentava pressionar através das bolas altas dentro da área do Figueira, mas esbarrou na excelente atuação do zagueiro Édson Silva e do goleiro Wilson, sempre aparecendo nos momentos decisivos. O próprio Coutinho fez um belo jogo, embora tenha sempre entrado no time sempre no segundo tempo nas partidas passadas. Claro que há que se destacar o elenco inteiro e não apenas em um ou outro jogador, e no técnico Jorginho que ouviu durante o ano, muitas críticas dos torcedores e soube absorver bem e usar a seu favor. Hoje tem o comando da equipe e quando ouvimos o áudio do jogo percebe-se que ela joga junto com o time. Isso é essencial em grupos vencedores, que os atletas acreditem no seu comandante.

O alvinegro tem agora uma séria invicta de doze partidas e com cinco vitórias seguidas, batendo recordes que eram do coirmão. Agora pode almejar coisas maiores (Libertadores e até um título). O torcedor alvinegro é só alegria e com razão!



Dois Técnicos, Duas Séries e Um Nome: Jorginho



Na série B temos o técnico Jorginho da Portuguesa, virtual campeão da série B em 2011 como o melhor técnico da competição, disparadamente. Claro que a Lusa dentro da segunda divisão fez por onde e uma campanha irrepreensível e montou um belo elenco.

Agora vejam que na série A também tem um Jorginho, que também está fazendo uma campanha excelente com um time que sempre entra na competição como candidato ao rebaixamento, assim como os outros times médios (Avaí, Atlético-GO, Ceará, América-MG e Bahia). Mas com um trabalho sério e competente, tendo ao seu lado um bom grupo que o apoia, mudou essa visão do Figueirense.

Um time hoje é uma grande surpresa positiva na competição, há doze jogos sem perder e no returno jogando fora de casa foram oito partidas com cinco vitórias e três empates, portanto, invicto fora do Scarpelli.

Os dois Jorginhos são pessoas humildes e trabalhadoras, que tem seus elencos na mão e sabem como usar os jogadores da melhor forma do que eles entendem ser o melhor para os clubes em que são os comandantes. Serão devidamente valorizados, mas também tem que valorizar os clubes que abriram o espaço para eles poderem mostrar seus trabalhos.

Mesmo antes de terminar as duas competições, já merecem os parabéns, pois são os dois melhores técnicos das séries A e B.



Merecido!



O Avaí na tarde do último domingo fez mais um jogo ruim no ano, e perdeu mais uma vez dentro da Ressacada para o Ceará por 2 a 1, em confronto direto pela permanência na série A em 2012.

Um time totalmente sem brilho e tomando gol em contra-ataque já tem seu destino traçado para o ano que vem. A série B em 2012. Foi uma soma de erros que começou lá no início de 2010, quando aconteceu uma reunião de blogueiros, onde começaram a tirar os torcedores do Estádio com o aumento abusivo nos valores dos ingressos, além do próprio associado não ter sido perguntado se queria uma majoração tão grande. Claro que era sabido que iria aumentar, mas não nos valores acordados,

Mesmo assim o time conseguiu vencer o bi campeonato catarinense (que não é parâmetro) e fugiu do rebaixamento ás duras penas no Brasileirão de 2010.

Veio 2011 e a coisa não melhorou com o Avaí perdendo sete jogos numa competição fraca como o catarinense e com uma total falta de planejamento.

Brigas, vaidades, excesso de atletas (sem habilidade), entre outras coisas, foram alguns dos fatores que fizeram o leão da Ilha chegar na situação de virtualmente rebaixado.

È o fim do mundo? Não. Mas que volte a humildade e que tragam os torcedores de volta. E com um planejamento simples e que surta o efeito desejado. Que se faça uma limpa no elenco, onde ficarão poucos jogadores, que merecem figurar em 2012.

Que volte o time da raça! Onde os jogadores jogavam com vontade e disposição e aderiam ao hino do time. Sem qualidade não há jeito.

Falar sobre o jogo é desnecessário, pois como já foi dito, foi a soma de erros de dois anos seguidos, e não caiu por causa desse jogo especificamente.



Unidos MRS é Campeão Josefense de Futebol



A equipe do Unidos MRS foi o legitimo campeão da Liga Josefense de Futebol em 2011. Com uma bela campanha em toda a competição, onde na primeira fase foi o melhor classificado, fazendo 24 pontos no total. Já na segunda fase perdeu um pouco daquele brilho, mas não perdeu a vontade de vencer. Nas quartas passou de fase perdendo uma partia para o Procasa, nas semis novamente deixou o Bela Vista ganhar uma partida, mas chegou pela campanha feita.

Já na final empatou o primeiro jogo em 1 a 1 com o Montenegro, com um belo gol de Elizeu e tomando o gol de empate em um pênalti duvidoso.

Na fina de ontem, o primeiro tempo foi novamente morno, com as equipes se respeitando muito e, além disso, tem jogadores e estilo de jogo parecidos. Mas o time é muito experiente e soube lidar bem com o resultado adverso e teve êxito ao chegar no gol de empate ainda no primeiro tempo. O Montenegro sentiu muito o gol de empate e voltou pior na etapa final de jogo, com o Unidos MRS tendo todas as ações do jogo e até um belo de Fabinho, o destaque da partida, escolhido o melhor do jogo. Com a virada no placar o Montenegro teve que sair para o jogo e deu todo o campo para a equipe do técnico Nádio Rachadel ampliar ainda mais o resultado, mas no fim terminou 2 a 1 e a festa dos competentes Paulo e Marcondes começou.

Parabéns às equipes que fizeram um belo e mostraram que mereceram estar na final e saber perder também é uma qualidade, e isso aconteceu na tarde de ontem no Estádio Ênio Amantino da Silva, que teve um belo público.



Frases Sobre Futebol



“Não foi nada de especial, chutei com o pé que estava mais a mão”!

João Pinto (jogador do Futebol Clube do Porto, de Portugal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário