sábado, 30 de janeiro de 2010

Há 34 anos atrás...

...exatamente no dia 30 de janeiro, a equipe do Avaí F.C. partiu para a sua segunda excursão para fora do país ( a primeira tinha sido na própria América do Sul).
Foram desbravar a América Latina (México, América Central e Chile). Começaram a viagem jogando com o time do Laguna, e como os jogadores estavam cansados da viagem, acabaram perdendo de 3 a 0. O segundo jogo, com o time mais descansado e mais acostumado com o clima e a comida, o Leão entrou em campo para jogar contra o Atlético Potosiano, e ficou no empate de 0 a 0. Ainda no México, o time entrenfou o Universidad, que era um dos melhores times do país e  novamente o time conseguiu empatar em 1 a 1, com gol de Luis Everton.
A equipe azurra viajou até El Salvador, onde até tiveram um susto com um pequeno terremoto. Jogaram contra a seleção Salvadorenha e obtiveram a primeira vitória da excursão, ganahndo de 1 a 0 (gol de Carlos). Depois rumaram à Costa Rica, onde enfrentaram o Saprisa, na capital San José, e  venceram por 2 a 0 (gols de Lourival e Luis Evérton). Depois em cartago, mais um empate em 2 a 2 contra o cartaginez (gols de Luis Evérton). O jogo econtra a seleção do Panamá foi cancelado e a equipe voltou à América do Sul,. mais precisamente no Chile, da Democracia de Salvador Allende, que recém tinha sido derrubado pelo autoritário Augusto Pinochet. O Leão jogo contra o União Espanhola (Campeão Chileno) e venceu por 1 a 0 ( gol de Lourival). No último jogo da excursão, novamente ocorreu um empate contra o tradicional time do Colo-Colo em 0 a 0.
Os destaques de excursão foram o goleiro Rubão, que fazia malabarismos com a bola durante os jogos e nos intervalos também.
A volta, o time desfilou no carro de bombeiros em pleno carnaval, onde o elenco foi cumprimentado pelo governador e prefeito da época.
Meu tio já falecido, jornalista Mauro Pires (Jornal O Estado), foi um dos componentes da delegação que fez essa inesquecivel viagem à América Latina e trouxe na bagagem algumas lembranças da excursão, como por exemplo, bolas, sombreiros, entre outros souvenirs. Tenho sempre a lembrança dele contando as histórias dessa excursão para nós, nas festas em família. Boas lembranças, bons tempos.
Fonte: Revista Avai - 64 Anos de História e da família Pires

Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário